Receita fácil de iogurte natural caseiro

Receita fácil de iogurte natural caseiro, que encantará familiares com seu sabor e leveza.

O iogurte natural caseiro tem consistência firme e sabor levemente ácido, graças à ação das bactérias lácticas

Receita fácil de iogurte natural caseiro

Quando o leite fermenta pela ação das bactérias lácteas (como a Streptococcus termophilus e a Lactobacillus delbrüeckii), surge o delicioso iogurte. Quando a coalhada tem consistência firme, ele é classificado como iogurte natural; já com a coalhada mexida, ele passa a ser classificado como iogurte batido. Para dar sabor, cor e consistência ao iogurte, podem ser adicionados a ele açúcar, gelatina, leite em pó, leite condensada, frutas da estação ou ainda frutas em calda.

A seguir, escolhemos uma receita fácil de iogurte natural caseiro. Vamos ao preparo?

Ingredientes:

1 litro de leite in natura;100 g de açúcar;1 colher (sopa) de fermento láctico;Polpa de frutas a gosto (morango, abacaxi, ameixa, pêssego).

OBS.: Você pode substituir o fermento láctico por 1 pote de iogurte natural novo (início do prazo de validade).

Modo de Preparo:

Misture o açúcar ao leite in natura. Mexa bem para que se dissolva por completo. Leve para aquecer até alcançar 90°C (eliminação das bactérias nocivas). O aquecimento pode ser feito no fogão ou no forno micro-ondas. Nesse caso, utilizamos, o micro-ondas.

Proceda da seguinte forma: aqueça em potência máxima, de 5 a 10 min, com intervalos de 2 minutos, até que a temperatura chegue a 90°C. A mensuração do grau pode ser feita por meio de termômetro próprio para culinária.

Assim que a temperatura for atingida, faça um intervalo de 5 min antes de iniciar o resfriamento do leite. Coloque a vasilha em um recipiente com gelo até que a temperatura do leite alcance 45°C (o gelo acelera o processo).

Nessa temperatura, as bactérias lácteas podem ser adicionadas sem o perigo de morrerem com o calor excessivo. Misture bem até que se elas se agreguem bem ao leite. Tampe a vasilha com papel alumínio e a coloque dentro de uma caixa de isopor fechada.

Após 4 horas, seu iogurte estará pronto! Sua consistência deve ser firme e o cheiro, levemente ácido. Leve-o à geladeira para que não estrague. Você pode consumi-lo ao natural ou adicionar frutas, como morango ou abacaxi.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Globo Rural e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 28-08-2015 Laticínios

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.