Preço pago ao produtor por litro de leite bate recorde

Preço pago ao produtor por litro de leite bate recorde. A falta do produto no mercado e a seca promoveram um aumento bastante significativo do preço pago ao produtor por litro de leite.

A falta do produto no mercado e a seca promoveram um aumento bastante significativo do preço pago ao produtor por litro de leite

Preço pago ao produtor por litro de leite bate recorde

"A produção leiteira do Brasil tem vivenciado um aumento bastante significativo da demanda pelo produto e aumento do preço pago ao produtor. Entretanto, é preciso que a produção de leite seja feita de forma planejada e bem administrada para ser ainda mais rentável", afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Produção de Leite em Pasto, disponível .

No mês de julho, em Minas Gerais, o valor do litro de leite bateu o recorde - passou para R$1,55 o litro - o que fez com que os produtores superassem suas expectativas. Com isso, muitos produtores de leite conseguiram uma boa margem de lucro - mesmo com gastos maiores com alimentação (cerca de R$1,00 real por litro de leite produzido).

Na verdade, o aumento do preço por litro de leite gerou um lucro ao produtor muito superior ao ano passado. Os produtores do Alto Paranaíba (MG) obtiveram um aumento quase 35% maior do que em 2015 no mesmo período. A projeção para agosto é de 1,85 o litro - e as estimativas são ainda melhores para os próximos meses.

De acordo com o presidente da COOPA - Cooperativa Agropecuária de Patrocínio, a queda na produção de leite no último ano, a baixa oferta do produto, as condições climáticas desfavoráveis (seca) e a saída de vários produtores da atividade em todo o país, proporcionaram a queda do produto no mercado e o aumento do preço do produto.

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP - CEPEA a pesquisa do valor médio do leite é feita com base nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Bahia - as principais bacias leiteiras do país.

Fonte: Globo Rural.

Andréa Oliveira 25-08-2016 Laticínios

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.