Centro de Produções Técnicas


Leite estimula o crescimento da criança?

O leite contém vitamina D, cálcio e proteínas, mas não estimula o crescimento da criança, que é determinado por fatores genéticos e idade

Leite estimula o crescimento da criança?

Segundo matéria divulgada no “American Journal of Clinical Nutrition”, crianças que não bebem leite de vaca, mas sim fontes alternativas, como leite de soja ou amêndoas, apresentam estatura menor que a de crianças que consomem leite de vaca. A afirmação é embasada em pesquisa realizada com mais de 5 mil crianças entre 1 e 3 anos de idade. O estudo constatou uma diferença de 1,5 cm a mais na altura de crianças que ingerem leite de vaca em relação às que não o fazem.

Embora haja muito polêmica a respeito do assunto, beber leite de vaca na infância é importante, pois se trata de um alimento rico em proteínas, cálcio e vitamina D. Mas ele deve ser consumido com moderação, pois acima de meio litro por dia, pode gerar distúrbios à saúde da criança, como anemia, afirma Carlos Alberto Nogueira de Almeida, médico nutrólogo, pediatra e diretor do Departamento de Nutrologia pediátrica da Associação Brasileira de Nutrologia.

De acordo com Almeida, o leite de vaca é nutritivo, mas não promove o aumento na estatura da criança. O que determina isso são fatores genéticos e idade da criança. Portanto, de nada adianta tomar litros e mais litros de leite de vaca por dia, pois ele não estimula o crescimento. É importante destacar que o crescimento acelerado nos primeiros anos de vida da criança pode não ser tão saudável quanto parece.

Mães que substituem o leite materno por leite de vaca, principalmente para bebês de 0 a 1 ano, promovem o aumento de gordura corporal da criança. Embora seu crescimento continue normal, elas podem apresentar sérios problemas de saúde. Por tais motivos, é imprescindível que a criança tome leite materno até os dois anos de idade. Além de fortalecer a imunidade dos bebês, o leite materno é um alimento completo.

Já os leites de amêndoas, arroz e soja, embora apresentem menor teor de proteína e gordura, são recomendados por vários nutricionistas, conforme cada situação. Portanto, o consumo de leite pelas crianças depende de vários aspectos – muitas crianças não podem consumir leite de vaca, por exemplo, pois são intolerantes à lactose. Nesse caso, os substitutos são uma boa alternativa de alimento rico em cálcio, vitamina D e proteínas.

Fonte: Viva Bem UOL.

Confira o artigo “Importância dos derivados do leite para a saúde” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Online, da Área Laticínios.

Deixe Um Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário