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Importância dos derivados do leite para a saúde

Os derivados do leite são muito importantes para a saúde dos ossos e o bom funcionamento do intestino

Importância dos derivados do leite para a saúde

Não apenas o leite como os derivados lácteos são muito importantes para a saúde. Embora algumas pessoas considerem esses alimentos muito calóricos, estudos têm comprovado os inúmeros benefícios dos laticínios para o organismo humano. Iogurte, bebida láctea, coalhada, queijo, requeijão, manteiga, todos enriquecem a dieta, graças a seus valores nutricionais. E o principal nutriente é o mineral cálcio, excelente para ossos e dentes.

“O iogurte é um dos produtos lácteos mais consumidos hoje no mercado brasileiro. Além de ser muito saboroso, é rico em fibras alimentares, vitaminas e minerais, que ajudam no equilíbrio do organismo”, afirma Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira, professora do Curso a Distância CPT Produção de Iogurte, Bebida Láctea, Doce de Leite e Requeijão Cremoso, em Livro+DVD e Online, da Área Laticínios.

Mas é preciso moderação no consumo de outros derivados do leite, como o requeijão e a manteiga. Embora ricos em nutrientes, são alimentos muito calóricos. O mesmo vale para queijos amarelos, ricos em gordura. O melhor é consumir queijos brancos, como cottage ou ricota, que enriquecem nossa alimentação, sem aumentar o índice de calorias.

Manteiga e requeijão

A manteiga ajuda na absorção de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A (protege a visão), vitamina D (previne a osteoporose) e vitamina E (antioxidante). Já o requeijão não apresenta altos teores de cálcio, mas seu consumo é permitido, contanto que seja ingerido com moderação – assim como a manteiga.

Queijo cottage e ricota

Ambos são recomendados em dietas de baixas calorias para ajudar no emagrecimento. Segundo Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira, professora do Curso a Distância CPT Produção de Queijo do Reino, Cottage, Coalho e Ricota, em Livro+DVD e Online, da Área Laticínios, além de apresentarem baixos índices de gordura, são ótimas fontes de cálcio e proteína.

Iogurte e bebida láctea

O iogurte apresenta maior cremosidade quando comparado à bebida láctea. Além de auxiliarem no bom funcionamento do intestino, fortalecem os ossos e dentes, pois contêm cálcio. O iogurte natural pode substituir cremes e molhos se o objetivo é reduzir o consumo de calorias.

Queijo de cabra e muçarela de búfala

Um é derivado do leite de cabra e outro do leite de búfala. Ambos apresentam baixos teores de colesterol, além de serem ricos em cálcio e proteínas. A principal vantagem desses derivados do leite é porque ambos são boas alternativas para pessoas com intolerância à lactose.

Fonte: Conquiste sua Vida.

Confira o artigo “Leite e produtos lácteos – nutritivos e de baixo custo” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.


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