Faça um delicioso iogurte natural caseiro

A provável origem do iogurte natural nos remonta à Turquia. Ele teria surgido após o leite da cabra ter sido transportado por camelos, em sacos de pele de cabra, a altas temperaturas. Devido ao delicioso sabor e aos inúmeros benefícios à saúde, como aumento da imunidade e fortalecimento dos ossos,

O iogurte natural é um dos produtos lácteos mais consumidos hoje no mercado brasileiro, com a grande vantagem de apresentar alto rendimento

A provável origem do iogurte natural nos remonta à Turquia. Ele teria surgido após o leite da cabra ter sido transportado por camelos, em sacos de pele de cabra, a altas temperaturas. Devido ao delicioso sabor e aos inúmeros benefícios à saúde, como aumento da imunidade e fortalecimento dos ossos, o iogurte disseminou-se pelo mundo, podendo ser consumido puro, com frutas ou mel.

Segundo a professora Célia Lúcia Ferreira, do Curso CPT Produção de Iogurte, Bebida Láctea, Doce de Leite e Requeijão Cremoso, o iogurte natural é um dos produtos lácteos mais consumidos hoje no mercado brasileiro, com a grande vantagem de apresentar alto rendimento.

Que tal aprender a fazer um delicioso iogurte natural caseiro?

Você irá precisar de:

- 2 litros de leite integral;

- 2 potinhos de iogurte integral bem consistente;

- 4 colheres (sopa) de leite em pó integral;

- 2 sachês de gelatina sem sabor.

Passo a passo para o preparo do iogurte:

1° Ferva o leite integral e espere que ele atinja a temperatura adequada.

* O ponto ideal da temperatura é quando você coloca o dedo e consegue contar até dez (10 a 15 minutos após a fervura). Mas lembre-se de higienizar muito bem suas mãos, antes de fazer isso.

2° Leve o leite morno ao liquidificador e bata com o iogurte, o leite em pó e a gelatina. Você deve bater até que tudo fique bem homogeneizado.

3° Retire o iogurte do liquidificador e coloque em vidros previamente pasteurizados. Lembre-se de pasteurizar as tampas da mesma forma. Isso aumenta a durabilidade do iogurte.

* É importante que os vidros não sejam cheios até a boca, pois o volume aumenta com o processo de fermentação.

4° Leve os vidrinhos para um local quente, como isopor, forno ou armário. Se estiver na época do inverno, cubra os vidros com um pano. Isso aumenta a temperatura.

* Dependendo da temperatura local, o processo de fermentação pode levar de 10 a 12 horas.

* Lembre-se de que, nesse período, você não deve mexer nos vidros, nem misturar o iogurte; caso contrário, sua fermentação será afetada.

5° Após o período recomendado, está pronto o seu delicioso iogurte natural caseiro.

Sirva natural, com frutas da estação ou mel.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Aqui na Cozinha, Minha Vida e Wikipédia.

Andréa Oliveira 28-04-2015 Laticínios

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.