Centro de Produções Técnicas


Aumenta a demanda de queijos em food services

Nos food services, os queijos se destacam como principal componente dos cardápios, seja em entradas e petiscos ou pratos principais e sobremesas

Aumenta a demanda de queijos em food services

“O queijo muçarela é um dos queijos mais importantes em todo o mundo, amplamente utilizado em pratos grelhados, sanduíches e pizza. É muito consumido por donas de casa e em, praticamente, todos os estabelecimentos de alimentação”, afirma Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira, professora do Curso a Distância CPT Produção de Queijos Minas Frescal, Mussarela e Gouda, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Entretanto, as mudanças contínuas no mercado consumidor têm proporcionado aumento na demanda de queijos tanto para o preparo de entradas e petiscos, como para a elaboração de pratos principais e sobremesas. Inclusive nos food services, os queijos se destacam como principal componente dos cardápios.

O queijo em entradas e petiscos

O queijo em entradas e petiscos é conhecido como couvert em diversos países, inclusive no Brasil. Um bom exemplo são os stickers de muçarela (empanados ou não), acompanhados com molhos “dip”. Não podemos nos esquecer do cream cheese porcionado, excelente substituto da manteiga, para passar nas torradinhas ou no pão. Em food services mais requintados, uma ótima pedida é a burrata (tipo de queijo italiano cremoso e amanteigado).

Outra opção bastante requisitada são os molhos “dips” à base de cheddar ou gorgonzola para acompanhar torradas e grisinis (bastões torrados de pão). Já como cobertura de batatas fritas, os queijos parmesão e cheddar ganham destaque como substitutos da muçarela convencional.

O queijo em pratos principais

Uma tendência dos food services são os pratos principais elaborados com queijo. Muito comuns como em recheios de massas e risotos, os queijos roquefort e gorgonzola têm conquistado os mais exigentes gostos. Já o queijo parmesão cai muito bem como cobertura de quiches, tortas e massas. Nos sanduíches, os queijos cremosos têm substituído a tradicional muçarela. Nos pratos étnicos, o mix de queijos torna a fondue ainda mais sofisticada e saborosa.

O queijo em sobremesas

Como sobremesa, o queijo não apenas está presente no tradicional “Romeu e Julieta” como também na iguaria típica norte-americana, conhecida como cheesecake. Ele é preparado com queijo cremoso e é o carro-chefe dos food services, em especial o preferido de jovens e crianças.

Outra delícia com destaque nas festas é o petit gateau na adaptação com doce de leite e queijo. Já o queijo servido com frutas acompanha muito bem o vinho branco em ocasiões mais formais, além de ser uma opção mais leve como sobremesa.

Fonte: Milk Point.

CPT - Centro de Produções Técnicas


Deixe Um Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário