Centro de Produções Técnicas


4 dicas para defumar queijos a frio

Um dos métodos mais comuns de defumar queijos é o da defumação a frio

4 dicas para defumar queijos a frio

“O processo de defumação retira o excesso de umidade, reduz a atividade dos microrganismos e aumenta o seu período de conservação. O sistema para a prática de defumação é simples, com baixo investimento em instalações e equipamentos”, afirma Newton de Alencar, professor do Curso a Distância CPT Produção de Defumados em Livro+DVD e Online. Tanto carne como queijo podem ser defumados e o queijo Gouda é um dos mais comuns na defumação.

Segundo Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira, professora do Curso a Distância CPT Produção de Queijos Minas Frescal, Mussarela e Gouda em Livro+DVD e Online, o Gouda é um queijo fino originário da Holanda. De fácil fabricação, que apresenta alto preço comercial e demanda no mercado. Embora seja muito consumido ‘in natura’, pode-se agregar ainda mais valor ao Gouda por meio da defumação.

Veja as dicas para defumar queijos a frio:

Dica 1

Um dos métodos mais comuns de defumar queijos é o da defumação a frio. Há ótimos defumadores no mercado, com preços bem acessíveis. Mas você também pode fazer um defumador caseiro facilmente. No dia de defumar o queijo, a temperatura ambiente deve estar baixa. Entretanto, o defumador a frio facilita o processo de defumação em dias quentes. Para evitar desperdícios, comece com pequenas porções.

Dica 2

Para que a defumação do queijo seja bem-feita, corte o queijo em pedaços de 10cm x 10cm x 5cm. Dessa forma, a fumaça amadeirada penetrará em todo o queijo. Mas antes do processo, seque bem o queijo (com papel toalha), embrulhe-o e leve-o à geladeira de véspera. No dia seguinte, espere o queijo voltar à temperatura ambiente. Isso retira a umidade e facilita a formação de uma casquinha defumada.

Dica 3

Se você não puder comprar um defumador a frio, basta comprar um acessório e encaixar no seu defumador comum. Assim que o defumador estiver montado, o queijo deve ser colocado nele, disposto sobre pedacinhos de madeira, e, nelas, permanecer por, no mínimo, seis horas. Em seguida, é indispensável levá-lo novamente à geladeira, por duas a quatro semanas, antes de servir. Quanto mais tempo na geladeira, melhor o resultado!

Dica 4

Para a defumação de queijos, também é possível usar bacia de gelo e uma lata (para fonte de fumaça). Outra opção bastante interessante é fazer a defumação em uma geladeira vazia. Os sabores defumados podem variar conforme a madeira e outros elementos, como lascas de macieira, cerejeira, nogueira, ou ainda cascas de nozes, pedaços de bambu, folhas de chá, Stilton e pepper Jack (para sabores mais picantes).

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Indústria da Carne e Área Laticínios.

Fonte: pt.wikihow.com

Deixe Um Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário