Receitas deliciosas com ora-pro-nóbis

Receitas deliciosas com ora-pro-nóbis. Originária da América tropical, a planta trepadeira arbustiva vai desde o Sul da Flórida até o Sul do Brasil.

As receitas elaboradas com ora-pro-nóbis são inúmeras, como frango com ora-pro-nóbis, salada com ora-pro-nóbis e pastel de angu com ora-pro-nóbis

Receitas deliciosas com ora-pro-nóbis

O ora-pro-nóbis, orabrobó, lobrobó, lobrobô ou "carne de pobre"é um cacto do gênero Pereskia, que conservou suas características primitivas, como as folhas. Originária da América tropical, a planta trepadeira arbustiva vai desde o Sul da Flórida até o Sul do Brasil. Aqui em nosso país, existem três tipos utilizados na culinária brasileira: Pereskia aculeata, Pereskia bleo e Pereskia grandiflora. Além de refogados, eles podem ser consumidos como salada, sendo bastante nutritivos (25% de proteína) e saborosos.

Como a planta apresenta muitos espinhos, é preciso cuidado ao colher suas folhas, que devem ser retiradas uma a uma. Em seguida, todas devem ser lavadas em água corrente para eliminar as sujidades. Algumas pessoas deixam as folhas de molho na água com limão para reduzir a baba.

As receitas elaboradas com lobrobô são inúmeras, como frango com ora-pro-nóbis, costelinha-com-ora-pro-nóbis, polenta com queijo e ora-pro-nóbis, salada com ora-pro-nóbis e pastel de angu com ora-pro-nóbis.

Que tal aprender duas receitas deliciosas com ora-pro-nóbis? De fácil e simples preparo, essa exótica iguaria irá encantar o paladar de parentes e amigos.

Frango com ora-pro-nóbis

Ingredientes:

->1 ½ kg de coxa e sobrecoxa de frango (sem pele);->50 folhas de ora-pro-nóbis;->5 dentes de alho amassados;->3 cebolas médias picadinhas;->½ pimentão vermelho picadinho;->3 colheres (sopa) de molho inglês;->Gotas de limão;->Azeite (a gosto);->Pimenta-do-reino (a gosto);->Sal (a gosto).

Modo de preparo:

Tempere o frango (de véspera) com sal, alho, pimenta, molho inglês e limão. Frite-o no azeite até dourar. Acrescente a cebola e o pimentão vermelho e refogue bem. Junte 1 xícara (chá) de água fervente e deixe cozinhar até que a carne fique bem macia. Durante o cozimento, a água quente deve ser agregada, aos poucos, para que o caldo engrosse.  Assim que o frango cozinhar, acrescente as folhas de orabrobó e, sem misturar, tampe a panela. Deixe em fogo baixo por cerca de 5 minutos. Sirva com angu e arroz branco.

Pastéis de angu com ora-pro-nóbis e carne seca

Ingredientes:

1 kg de fubá;250g carne-seca desfiada;60 folhas de ora-pro-nóbis;250 ml de caldo de legumes;5 dentes de alho amassados;1 cebola grande picadinha;100 g polvilho azedo;Azeite (a gosto);Sal (a gosto).

Modo de preparo:

Ferva o caldo de legumes, coloque sal e adicione o fubá, aos poucos, em fogo brando, por 7 a 10 minutos. Quando soltar da panela, deixe amornar, adicione o polvilho e sove bem a massa. Deixe a massa descansar, em uma vasilha coberta com pano úmido, por 15 a 20 minutos. À parte, frite o alho e a cebola no azeite. Acrescente a carne-seca desfiada (previamente dessalgada). Junte o lobrobó, tampe a panela e refogue por 7 a 10 minutos.  Deixe esfriar. Abra a massa com rolo de macarrão e recheie com a carne. Frite os pastéis em óleo bem quente até que fiquem dourados. Os pastéis podem ser congelados por cerca de dois meses.

Fontes: Globo Rural, Tudo Gostoso e Folha de São Paulo (com adaptações).

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Cozinha Profissional.

Andréa Oliveira 01-02-2017 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.