Centro de Produções Técnicas


Receitas de petiscos mineiros: pão de queijo e biscoito de polvilho

Os famosos petiscos mineiros, conhecidos como pão de queijo e biscoito de polvilho, são apreciados de Norte a Sul do país

Receitas de petiscos mineiros: pão de queijo e biscoito de polvilho

Ah, o pão de queijo! Recém-saído do forno, torna-se uma iguaria sem igual. Acompanhado de um cafezinho fresquinho fica ainda melhor! Petisco mineiro apreciado por brasileiros e estrangeiros, o pão de queijo tem suposta origem no século XVIII, nas cozinhas das grandes fazendas, sendo um quitute típico dos portugueses. Outra saborosa herança portuguesa é o biscoito de polvilho, preparado com ovos e uma fina farinha de mandioca (conhecida atualmente como polvilho). Após 1950, essa guloseima mineira passou a ser apreciada em todo o país, junto ao famoso pãozinho de queijo.

Ao fazer as receitas de petiscos mineiros famosos, você receberá elogios de familiares e amigos! Vamos ao passo a passo do preparo de pão de queijo mineiro e biscoito de polvilho tradicional?

Pão de queijo mineiro

Ingredientes:

->700 gramas de polvilho azedo;
->300 gramas de polvilho doce;
->500 gramas de queijo meia cura ralado;
->350 ml de leite integral;
->250 ml de água;
->250 ml de óleo;
->3 ovos inteiros (grandes);
->Sal (a gosto).

Modo de Preparo:

Ferva a água, o leite, o óleo e o sal. Despeje por cima do polvilho (azedo e doce). Com o auxílio de uma espátula dura, mexa bem até esfriar um pouco. Este é o momento de adicionar o queijo ralado e os ovos (um a um). Não se esqueça de sovar bem a massa até ficar lisa. Para fazer as bolinhas, unte as mãos com um pouco de óleo. Leve ao forno médio pré-aquecido (180°C) por 20 a 30 minutos. Como rende muito, coloque os pães de queijo, em saco plástico, e leve ao freezer (durabilidade de três meses). Para uso posterior, basta colocar as bolinhas congeladas para assar.

Biscoito de polvilho tradicional

Ingredientes:

->1 kg de polvilho azedo;
->400 ml de leite;
->400 ml de óleo;
->400 ml de água;
->2 ovos inteiros;
->Sal (a gosto).

Modo de Preparo:

Ferva o leite, o óleo e o sal. Despeje por cima do polvilho azedo. Com o auxílio de uma espátula dura, mexa bem até esfriar um pouco. Com as pontas dos dedos, esfarele a mistura até virar uma espécie de farofa. Adicione os ovos e a água. Leve à batedeira até dar o ponto. Coloque em saco de confeitar e modele os biscoitos de polvilho. Leve ao forno médio preaquecido (180°C) por 20 a 30 minutos.

Conheça o Curso a Distância CPT Como Montar Uma Pequena Fábrica de Pão de Queijo, constituído de Livro+DVD, e Curso Online, da Área Pequenas Indústrias.

Fontes: daninoce.com.br; massamadreblog.com.br (com adaptações).

Deixe Um Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário