Centro de Produções Técnicas


Receitas com milho, mexerica e batata doce da safra de julho

Em julho, os alimentos mais procurados em mercados, quitandas e feiras livres são o milho, a mexerica (tangerina) e a batata doce

Receitas com milho, mexerica e batata doce da safra de julho

Os alimentos da safra estão no período ideal para colheita, o que lhes permite maior concentração de nutrientes, como vitaminas e minerais. Além disso, os preços na safra são bem mais acessíveis ao bolso do consumidor. Em julho, os mais procurados em mercados, quitandas e feiras são o milho, a mexerica (ou tangerina) e a batata doce. Com eles, é possível criar receitas divinas, como salmão ao molho de mexerica, nhoque de batata doce à bolonhesa e creme de milho goiano.

Milho

“Um dos cereais mais consumidos no mundo, o milho garante as calorias necessárias ao bom funcionamento do metabolismo”, afirma Marli Cambraia, professora do Curso a Distância CPT Processamento de Milho Verde, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online. Trata-se de um alimento altamente nutritivo, fonte de vitaminas A, B e E e minerais – como Ferro, Fósforo, Cálcio, Sódio e Potássio, além de proteínas e fibras. Estas últimas garantem o bom funcionamento do trato digestivo e auxiliam na prisão de ventre, além de prevenir o câncer colorretal. O versátil cereal também previne a doença de Alzheimer, graças aos antioxidantes que o constituem.

Mexerica

No Brasil, a mexerica é conhecida como tangerina em muitas regiões. Ela apresenta baixas calorias e baixos teores de açúcar, sendo excelente para ser consumida em dietas mais rígidas. Além de muito saborosa e tenra, a fruta é rica em vitaminas A, C e do complexo B, bem como minerais – Magnésio, Potássio, Cálcio e Fósforo. Não podemos nos esquecer dos bioflavonoides e do folato, amplamente benéficos ao organismo humano. Além dos gomos, as cascas e as folhas da mexerica são utilizadas na culinária por suas propriedades medicinais.

Batata doce

Muito consumida por atletas e adeptos de academias, a batata doce é um alimento saudável e rico em nutrientes. Além de ácidos graxos e ômega 3, ela apresenta vitaminas A, B, C, K e E, bem como minerais – Zinco, Potássio, Fósforo, Sódio e Magnésio. Não podemos nos esquecer do betacaroteno e da antocianina. O primeiro previne vários tipos de câncer, problemas cardiovasculares, degeneração na retina e catarata. Já o segundo possui ação anti-inflamatória e protege a pele.

Creme de milho goiano

Ingredientes:

->Milho verde (4 a 5 espigas);
->2 xícaras (chá) de leite integral;
->1 caixinha de creme de leite;
->4 colheres (sopa) de manteiga;
->2 colheres (sopa) farinha de trigo;
->1 cebola picadinha;
->4 dentes de alho amassados;
->Noz moscada (a gosto);
->Sal (a gosto).

Modo de preparo:

No liquidificador, bata os grãos de milho com o leite integral. Reserve. À parte, derreta a manteiga em uma panela e adicione a farinha de trigo para torrar. Junte o alho e a cebola. Refogue. Acrescente o milho batido com o leite e bata com o fouet até que o creme incorpore. Acrescente sal e noz moscada. Após 10 minutos, em fogo baixo, adicione creme de leite. Assim que engrossar, desligue o fogo.

Salmão ao molho de mexerica

Ingredientes:

->4 filés de salmão;
->Suco de limão (a gosto);
->4 dentes de alho amassados;
->Azeite (a gosto);
->Pimenta-do-reino (a gosto);
->Sal (a gosto).

Molho de mexerica:

->500 ml de suco de mexerica;
->2 colheres (sopa) de manteiga;
->3 galhinhos de alecrim fresco;
->1 colher (sopa) de mel;
->100 ml de vinho branco seco;
->1 colher (sobremesa) de gengibre ralado.

Modo de preparo:

Tempere os filés de salmão com alho, sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Deixe por 10 minutos na geladeira coberto com filme plástico. Em uma frigideira com azeite, sele os filés. Reserve. À parte, derreta a manteiga e adicione gengibre e alecrim. Junte vinho branco até evaporar. Acrescente suco de tangerina e mel. Cozinhe por 5 minutos até engrossar. Em uma travessa, adicione parte do molho. Acomode nele  os filés. Cubra com o molho restante e sirva em seguida.

Nhoque de batata doce à bolonhesa

Ingredientes:

Massa:

->3 kg de batata doce;
->1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo;
->2 ovos inteiros;
->Sal (a gosto).

Molho:

->700 g de patinho moído;
->3 colheres (sopa) de extrato de tomates;
->1 colher (chá) de açúcar;
->2 cebolas picadinhas;
->4 dentes de alho amassados;
->Parmesão ralado (a gosto);
->Cheiro verde (a gosto);
->Azeite (a gosto);
->Pimenta-do-reino (a gosto);
->Sal (a gosto).

Modo de preparo:

Cozinhe a batata doce por 45 minutos até ficar macia. Faça um purê no multiprocessador. Acrescente os ovos e o sal. Adicione a farinha, aos poucos, até dar o ponto. Em um balcão enfarinhado, faça cordões com a massa e corte cubos de 1 cm. Deixe a massa de nhoque descansar por 15 minutos. Cozinhe em água fervente. Eles estão cozidos quando subirem à superfície.

Para fazer o molho à bolonhesa, doure a cebola e o alho no azeite. Acrescente a carne moída e refogue bem. Junte o extrato de tomates e o açúcar (retira a acidez do molho). Adicione o sal e a pimenta-do-reino. Deixe cozinhar por 5 minutos até o molho encorpar. Junte o cheiro verde e desligue o fogo. Cubra o nhoque com o molho e acrescente por cima parmesão ralado.

Fontes: Vix, Mundo Boa Forma e Revista Globo Rural (com adaptações).


Deixe Um Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário