Centro de Produções Técnicas


Receita incrível de pastel de carne de jaca

A receita de pastel de carne de jaca agrada a todos os gostos, pois é versátil, saborosa e incrível

Receita incrível de pastel de carne de jaca

Antes do passo a passo da receita, é preciso aprender o preparo da carne de jaca propriamente dita. Além de versátil e muito saborosa, essa iguaria é ideal para ser usada em inúmeras receitas, como recheios de tortas e pastéis, molhos, ensopados, saladas, salpicão, fricassê, entre outras delícias. Como a textura lembra muito a carne de frango desfiada, a carne de jaca é até mesmo usada em recheios de coxinha ou outros salgadinhos de festa.

O segredo é saber preparar a jaca para não ter o gosto da fruta, mas sim dos ingredientes e temperos adicionados à receita. A primeira dica é escolher uma jaca verde, dura e pequena. Caso contrário, ela terá sabor adocicado e textura não muito parecida com carne. Para retirar a cola que sai da fruta, basta passar amido de milho ou farinha e adicionar um fio de óleo ao cozimento. A jaca cozida dura até três dias na geladeira e 60 dias no freezer.

Como cozinhar a jaca na panela de pressão?

Adicione um fio de óleo à água para eliminar a cola da fruta. Assim que pegar pressão, próximo a 35 minutos, retire a panela do fogo e vire a jaca. Complete com água quente e cozinhe, por mais 15 minutos, em fogo médio. Após esse tempo, escorra a jaca, deixe amornar, retire a casca, corte e desfie bem. Reserve.

Como cozinhar a jaca no forno?

Embrulhe a jaca em papel alumínio e leve ao forno, a 220°C, por cerca de 1h30min. Dependendo do tamanho da fruta, o tempo pode dobrar. Por isso, é interessante escolher jacas menores. Após o tempo determinado, retire do forno, espere amornar, desembrulhe e corte a jaca em rodelas. Desfie bem. Reserve.

Receita incrível de pastel de carne de jaca

Ingredientes:

->6 xícaras (chá) de carne de jaca desfiada;
->3 xícaras (chá) de alho-poró em rodelas;
->3 tomates maduros e firmes picadinhos (sem casca nem sementes);
->2 cebolas roxas picadinhas;
->3 dentes de alho amassados;
->Pimenta-do-reino a gosto;
->Ervas finas a gosto;
->Azeite a gosto;
->Sal a gosto;
->Massa pronta para pastéis (folhada).

Modo de preparo:

No azeite, doure a cebola e o alho. Adicione o alho-poró e refogue. Junte a carne de jaca. Acrescente sal e pimenta-do-reino a gosto. Salpique ervas finas. Coloque os tomates e cozinhe mais um pouco. Abra a massa folhada com rolo de macarrão, corte os pastéis com forminhas. Recheie-os. Após fechar bem, leve-os para assar por cerca de 40 minutos.

Fontes: Canal Rural e Presunto Vegetariano (com adaptações).

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Online, da Área Cozinha Profissional.

Confira o artigo “Receita mineira e tradicional de pastel de angu” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Deixe Um Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário