Receita de cocada de forno nordestina

Receita de cocada de forno nordestina. Preparada com coco fresco ralado, açúcar e leite, a cocada de forno nordestina encanta os paladares das mais diversas regiões do país.

Preparada com coco fresco ralado, açúcar e leite, a cocada de forno nordestina encanta os paladares das mais diversas regiões do país

Receita de cocada de forno nordestina

Doce tradicional da África, trazido pelos escravos ao Brasil, a cocada tornou-se uma iguaria típica do Nordeste. Preparada com coco fresco ralado, açúcar e leite, a cocada encanta os paladares das mais diversas regiões do país. Em alguns países da América Latina, o doce possui variantes, como acréscimo de gemas, rapadura, leite de coco e leite condensado. Até mesmo polpa de frutas é acrescentada ao doce. Em Angola, a cocada amarela é famosa. Já na Bahia, a cocada de forno se destaca.

Segundo a chef Ivy Oliveira, a cocada de forno nordestina é prática e versátil. Perfeita para ser servida em festas de aniversário, reuniões entre amigos e familiares, ou mesmo festas juninas/julinas, a cocadinha apresenta fácil e simples preparo. Vamos ao passo a passo da receita?

Ingredientes:

->12 gemas;->2 xícaras (chá) de água;->2 xícaras (chá) de leite integral;->6 xícaras (chá) de coco ralado (fresco);->5 xícaras (chá) de açúcar demerara;->2 colheres (sopa) de manteiga sem sal (derretida);->6 colheres rasas (sopa) de farinha de trigo;->1 colher (sopa) de fermento em pó;->Essência de baunilha (a gosto).

Modo de preparo:

Ferva o açúcar com a água até dar o ponto de bala mole. Acrescente o coco ralado e cozinhe por 10 a 15 minutos. É importante mexer continuamente. Em outra vasilha, misture a farinha de trigo, a manteiga, as gemas, o leite e o fermento. Coloque a mistura na panela com a calda e mexa, até desgrudar do fundo, por 15 a 20 minutos, em fogo baixo. Em seguida, desligue o fogo e junte a essência de baunilha. Unte um refratário para assar a cocadinha. Ela deve ser assada, em banho-maria, até dourar.

Fontes: Revista Globo Rural e Wikipédia (com adaptações).

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Cultivo e Processamento de Coco.

Andréa Oliveira 03-07-2017 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.