Dicas para preparar o tradicional bacalhau materno

Dicas para preparar o tradicional bacalhau materno. Tradicionalmente preparado pelas mães portuguesas, o bacalhau materno é simples, mas delicioso.

Tradicionalmente preparado pelas mães portuguesas, o bacalhau materno é simples, mas delicioso

Dicas para preparar o tradicional bacalhau materno

“Quando falamos em gastronomia mundial, não podemos nos esquecer da cozinha portuguesa, do Arroz de Pato à Moda de Braga, do Estufado de Lulas à Moda de Nazaré, do Lombo de Porco à Moda do Alentejo - e da Bacalhoada, que conquistou os brasileiros, de Norte a Sul do país”, afirma Rosny Gerdes Filho, professor do Curso a Distância CPT Curso de Cozinha Internacional - Parte 1, em Livro+DVD e Online.

De fato, uma boa bacalhoada é divina, seja em pratos gourmet, seja em pratos preparados com a simplicidade e o amor de mãe. Muitos restaurantes do país preferem servir o bacalhau tradicional, simples e rústico, mas incrivelmente delicioso, digno dos mais exigentes paladares. O bacalhau materno (tradicionalmente preparado pelas mães portuguesas) não tem segredo – a não ser que o preparo é feito em uma panela velha de alumínio.

As mães portuguesas dão a dica: para dessalgar (ou demolhar) o bacalhau, ele deve permanecer por um tempo submerso na água. As postas devem ficar, na água fria, com a pele virada para cima, por 24 horas (postas normais); por 40 horas (postas grossas); por 48 horas (postas muito grossas); e por 72 horas (lombos muito grossos). É muito importante trocar a água várias vezes, com o cuidado de não retirar o sabor do bacalhau (apenas o sal em excesso).

Dicas para preparar o tradicional bacalhau materno:

1. Frite fatias de pão (de sua preferência) no azeite. Coloque-as no fundo e nos lados da panela para não queimar o bacalhau durante o cozimento.

2. Disponha as batatas em rodelas, as fatias de alho fininhas, as postas de bacalhau (sem pele nem espinhas), as rodelas de cebola, as fatias de tomate e, por fim, mais rodelas de batata. Acerte o sal se necessário.

3. Faça o número de camadas que preferir e finalize com as batatas em rodelas, as azeitonas pretas e o azeite a gosto. Folhas de manjericão também combinam muito bem nesse prato.

4. Leve a panela (tampada) em fogo médio. Deixe cozinhar, aos poucos, sem mexer. Caso preferir, leve o bacalhau ao forno médio até que as batatas cheguem ao ponto.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Cozinha Profissional.

Fonte: revistagloborural.globo.com

Andréa Oliveira 22-05-2018 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.