Doces em barra são sobremesas de grande aceitação popular

O sucesso na produção de doces depende principalmente da matéria-prima utilizada e do processamento adequado

Como Produzir Doces em Barra

O aproveitamento de frutas produzidas na propriedade, por meio da fabricação de doce em barra, tais como marmelada, goiabada, bananada, pessegada e outros tipos, é uma atividade muito importante, principalmente para o pequeno produtor rural, pois agrega valor à sua produção e aumenta a sua renda. É uma atividade interessante, também, para o aproveitamento das frutas de final de safra, ou aquelas que não dão classificação adequada para o mercado de frutas in natura.

É interessante, ainda, como aproveitamento de parte das frutas descartadas durante o preparo de outros doces, como compotas, cristalizados e geleias. A produção de doce em barra é uma maneira simples e prática de conservar as frutas. O preparo é fácil, mas exige muitos cuidados para se obter produtos de boa qualidade.

O sucesso na produção de doces depende principalmente da matéria-prima utilizada e do processamento. Além disso, a manipulação adequada dos alimentos e os cuidados com a higiene durante todo o processo são fatores que interferem muito na qualidade final do produto.

Esses são os principais aspectos abordados no curso Como Produzir Doces em Barra, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, que tem o objetivo de orientar os fabricantes artesanais de doces e aqueles que desejam ingressar na atividade para a fabricação de produtos que atendam às normas sanitárias e de qualidade, mantendo as características artesanais desejadas pelos consumidores.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

O doce em barra é obtido pelo cozimento da fruta, até ficar com consistência sólida, mas é chamado também de doce em pasta, ou doce em massa. Geralmente, são denominados de acordo com a fruta que lhe deu origem, como goiabada e bananada. Eles são de fácil preparo e constituem uma maneira prática de conservar as frutas. São, também, sobremesa de grande aceitação popular.

http://www.youtube.com/watch?v=thEpzBpnFZI

Administrador 14-06-2011 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.