Cozinha mineira: galinha ao molho pardo (prato principal)

Cozinha mineira: galinha ao molho pardo (prato principal). Incorporado em nossa culinária desde o século XIV, a exótica iguaria é preparada com sangue de galinha e cortes da ave.

A galinha ao molho pardo tem origem portuguesa, mas foi incorporada à cozinha mineira, com um toque todo especial

Cozinha mineira: galinha ao molho pardo (prato principal)

“A influência dos costumes africanos, europeus e indígenas, associada à farta disponibilidade de elementos regionais, contribuíram para que hoje a cozinha brasileira seja rica em aromas e sabores diferenciados. Como destaque, a cozinha mineira traz pratos tradicionais, que mesclam simplicidade e riqueza de ingredientes”, afirma Eiji Tomimatsu, professor do Curso a Distância CPT Cozinha Brasileira em Livro+DVD e Online. Uma das receitas mais apreciadas pelos mineiros é a galinha ao molho pardo.

Também conhecido como galinha de cabidela, o prato tem origem portuguesa. Incorporado em nossa culinária desde o século XIV, a exótica iguaria é preparada com sangue de galinha e cortes da ave, em Portugal conhecidos como “cabos” (extremidades), daí o nome “cabidela”. A galinha deve ser abatida na hora do preparo. Para que o sangue não coagule, a ele adiciona-se vinagre.

Embora muitos se recusem a apreciar essa maravilha, o fato é que a galinha ao molho pardo apresenta autenticidade e requinte no aroma e no sabor. Portanto, quem nunca experimentou, esta é a chance não apenas de provar essa delícia da culinária mineira como também de preparar o passo a passo da receita.

RECEITA DE GALINHA AO MOLHO PARDO

Ingredientes:

->1 galinha caipira (média ou grande) em pedaços;->1 colher (sopa) de vinagre misturado ao sangue fresco (para não coagular);->1 colher (sopa) de fubá mimoso ou 3 colheres (sopa) de farinha de milho fina;->4 tomates maduros picados (sem pele nem sementes);->2 colheres (sopa) de extrato de tomates;->3 cebolas roxas picadinhas;->2 pimentões verdes picadinhos;->5 dentes de alho amassados;->Azeite (a gosto);->Sal (a gosto);->Pimenta-do-reino (a gosto);->Cheiro verde (a gosto).

->2 folhas de louro.

Modo de Preparo:

Tempere os cortes da galinha com sal, alho, folhas de louro, extrato de tomates, cebola e pimentão picadinhos. Deixe, por 3 horas, na geladeira, em vasilha coberta com filme plástico. O sangue com o vinagre também deve permanecer refrigerado até sua utilização. Refogue os cortes da ave no azeite até ficarem bem dourados. Adicione o líquido com os temperos onde a galinha marinou. Se necessário, adicione um pouco de água quente. Deixe cozinhar, em fogo baixo, até que a carne fique bem macia. Retire os pedaços de galinha e reserve.

No caldo, adicione o sangue - alternando com fubá ou farinha de milho. O processo deve ser feito, aos poucos, para o molho pardo não desandar nem talhar. Mexa, devagar e continuamente, e não deixe ferver. Por fim, coloque novamente os cortes de galinha já cozidos. Acerte o sal e adicione o cheiro verde picadinho. Voilá! Esta pronta a sua deliciosa galinha de cabidela! Bom apetite!

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Cozinha Profissional.

Fonte: eu-gourmet.com

Andréa Oliveira 26-04-2018 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.