Centro de Produções Técnicas


Como fazer abacaxi em calda

Uma receita simples e gostosa

abacaxi em calda 250x167 Como fazer abacaxi em calda

O abacaxi é um alimento rico em vitamina C, betacaroteno (provitamina A), vitaminas do complexo B e minerais como potássio, manganês e cálcio

A produção de doces em calda é uma maneira de aproveitar as frutas da colheita e conservá-las entre as entressafras. Além disso, é uma boa alternativa de complementação de renda, pois agrega valor aos produtos e promove a sua colocação no mercado.

Maria da Graça Lima Bragança, professora do curso Como Produzir Doces em Calda e Compotas, elaborado pelo CPT – Centro de Produção Técnicas, afirma que o abacaxi é uma ótima opção, pois é um alimento rico em vitamina C, betacaroteno (provitamina A), vitaminas do complexo B e minerais como potássio, manganês e cálcio.

Doce de abacaxi em calda

Ingredientes

1 abacaxi grande

1 kg de açúcar

½ litro de água

Modo de fazer

Escolha um abacaxi maduro e íntegro. Lave a fruta em água corrente, com auxílio de uma escova e sanifique em solução a 50 ppm de cloro ativo por 10 minutos. Retire a coroa, corte as extremidades e fatie em rodelas uniformes. Descasque as rodelas e retire o miolo. Lave as fatias para retirar resíduos de casca. Prepare o xarope, faça uma calda com um quilo de açúcar e meio litro de água, deixe ferver até o ponto de fio. Coloque o abacaxi no xarope quente e deixe ferver por 15 minutos, ou até que a fruta e torne translúcida. Envase o abacaxi em vasilhas de louça, vidro ou plástico. Conserve na geladeira.

Por: Virgínia Maria de Araújo


Deixe Um Comentário