Centro de Produções Técnicas


Aprenda a receita de sopa de alho-poró com frango

A sopa de alho-poró com frango é preparada com sobrecoxa desossada, aipo, cenoura, alho e cebola

Aprenda a receita de sopa de alho-poró com frango

Pertencente à família Alliaceae, assim como a cebola e o alho, o alho-poró é uma herbácea utilizada na gastronomia mundial. Em alguns lugares, é conhecido como alho-francês, em outros como alho-macho, ou ainda porro-bravo e porro-hortense. Independentemente do nome, o fato é que essa deliciosa e saudável iguaria pode ser servida crua ou cozida, nos mais diversos pratos, incluindo sopas e saladas. A parte comestível do poró é conhecida como pseudocaule (macio), que é constituído por camadas de folhas escuras – estas não são comestíveis (duras).

Rico em vitaminas A, B6, C, K, além de ácido fólico, ferro, magnésio e manganês, o poró traz inúmeros benefícios à saúde humana – como prevenção de doenças cardiovasculares, bom funcionamento intestinal e controle do colesterol. A vantagem está no doce e suave sabor, que conquista até os paladares mais exigentes. Afinal, o alho-poró é considerado uma cebola gourmet, pois é um vegetal muito refinado.

Passo a passo do preparo de sopa de alho-poró com frango:

Ingredientes:

->1kg de sobrecoxas desossadas (picadinhas),
->5 talos de alho-poró (cortado em rodelas);
->2 talos de aipo (cortados em pedaços);
->2 maços de espinafre;
->3 cenouras raladas;
->3 dentes de alho amassados;
->2 cebolas cortadas em rodelas;
->200 ml de caldo de galinha;
->folhinhas de tomilho fresco (a gosto);
->sal e pimenta do reino (a gosto);
->400 g de requeijão cremoso;
->200 g de queijo provolone ralado;
->1 pão italiano por pessoa para servir.

Modo de preparo:

Refogue os cubos de frango, a cenoura, a cebola, o alho, o aipo e o alho-poró. Adicione sal e pimenta. Acrescente o caldo de galinha e cozinhe até que os legumes estejam macios (30 minutos). Adicione o espinafre em fogo baixo. Junte o requeijão e mexa sem parar até incorporar o caldo. Coloque o tomilho e desligue o fogo. À parte, tire o miolo do pão italiano e, dentro dele, ponha a sopa. Salpique queijo parmesão e leve ao forno para gratinar. Sirva quente.

Fontes: Avicultura Industrial e All Recipes (com adaptações).

Conheça o Curso a Distância CPT de Cozinha Internacional – Parte 1, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online – elaborado por Rosny Gerdes Filho, chef especializado em gastronomia internacional.


Deixe Um Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário