Aprenda a fazer tofu (queijo de soja) em casa

Aprenda a fazer tofu (queijo de soja) em casa

Originário da China, o tofu (queijo de soja) é leve, saboroso, rico em proteínas e minerais, além de ser de fácil preparo

Aprenda a fazer tofu (queijo de soja) em casa

O tofu ou queijo de soja é originário da China e foi levado ao Japão pelos monges budistas. Desde então, espalhou-se pelo Oriente e demais continentes, sendo também consumido no Brasil, principalmente por pessoas adeptas à dieta vegetariana. Rico em proteínas, vitaminas do complexo B e minerais - Cálcio, Ferro e Fósforo, o tofu é um alimento benéfico para a saúde dos ossos e dos músculos, além de ser uma deliciosa iguaria da cozinha oriental.

Segundo Melissa Neves Costa, professora especialista do Curso CPT Cozinha Chinesa, muitas foram as iguarias chinesas que conquistaram o paladar dos brasileiros, como pernil desfiado (o famoso shop suey), yakisoba, frango xadrez, arroz chinês, rolinho primavera, principalmente por serem saborosas, de fácil preparo e custo acessível. O tofu, em especial, além de leve, é saudável e de sabor bastante peculiar.

Que tal aprender a fazer tofu em casa? Não se preocupe! O preparo é simples e fácil. Vamos à receita?

Antes do preparo, vamos desmistificar um conceito que muitos têm em relação à casca da soja. Ela possui carboidratos solúveis e insolúveis, de fácil digestão, e não é tóxica - como muitos imaginam. Portanto, não é necessário a retirada da casca para fazer leite, queijo e outros derivados do grão.

Passo a passo para o preparo do queijo de soja (tofu):

->Deixe ½ kg de soja de molho - de um dia para o outro;->No dia seguinte, escorra a água e lave bem os grãos;->Bata os grãos no liquidificador com 2 litros de água;->Leve ao fogo brando, com mais dois litros de água, até levantar fervura;->Nessa etapa, é importante mexer a mistura, continuamente, para não grudar no fundo;->Assim que levantar fervura, desligue o fogo;->Coe a mistura em um escorredor coberto com tule;->Nesse momento, é fundamental espremer bem a massa para eliminar todo o líquido;->O resíduo que ficou retido no tule pode ser utilizado no preparo de pães, bolos e salgados;->O leite coado deve voltar ao fogo brando até levantar fervura;->Quando levantar fervura, desligue o fogo e espere esfriar até 70 a 75 °C;->Dissolva 4 colheres (chá) de sal amargo (coagulante) em ½ xícara de água morna;->Assim que a mistura é adicionada ao leite de soja, ocorre a coagulação do leite (coalho);->Deixe o coalho descansar por 15 minutos para que os grumos precipitem;->Com uma escumadeira, retire apenas o coalho e transfira para a forma de queijo;->Aguarde meia hora para retirar o tofu da forma;->Coloque o queijo de soja em vasilha com água gelada e leve à geladeira.

O tofu pode ser consumido no mesmo dia do preparo, com shoyu, limão ou gengibre. Ou ainda em saladas, patês e refogados. Todos irresistíveis ao paladar!

Importante!

O sal amargo (coagulante) pode ser encontrado em farmácias com o nome Sulfato de Magnésio.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Globo Rural.

Andréa Oliveira 10-05-2016 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.