Aprenda a deliciosa receita de frango com ora-pro-nóbis

Aprenda uma deliciosa receita de frango com ora-pro-nóbis. Uma das receitas mais conhecidas na culinária brasileira é o frango com ora-pro-nóbis, encontrado em restaurantes mineiros, servido como uma singular iguaria.

O frango com ora-pro-nóbis (ou lobrobó) é uma iguaria muito saborosa e nutritiva

Aprenda uma deliciosa receita de frango com ora-pro-nóbis

A planta trepadeira conhecida como ora-pro-nóbis é bastante versátil. Além de ser utilizada como planta ornamental, tendo em vista suas belas flores, muitos a utilizam como cerca-viva. Outra característica da lobrobó é a suculência e o sabor em pratos de dar água na boca. Sem falar que ela é uma das plantas comestíveis mais ricas em proteína. Uma das receitas mais conhecidas na culinária brasileira é o frango com ora-pro-nóbis, encontrado em restaurantes mineiros, servido como uma singular iguaria.

Típica das Américas, a ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) ganhou o nome “rogai por nós” (tradução do latim), pois enquanto os padres rezavam, os moradores locais colhiam as folhas da planta nos quintais da igreja. A maioria eram pobres, que não tinham como comprar carne e, como a lobrobó era rica em proteína, faziam-na refogada para alimentar a família.

Que tal aprender a deliciosa receita de frango com ora-pro-nóbis?

Ingredientes:

->2 quilos de sobrecoxas sem pele;->100 folhas de ora-pro-nóbis lavadas e secas;->2 caldos de galinha (dissolvidos em 1 litro de água fervente);->2 latas de tomate pelado em pedaços;->3 cebolas roxas picadinhas;->4 dentes de alho amassados;->Folhas de orégano fresco;->Pimenta-do-reino (a gosto);->3 folhas de louro;->Azeite (a gosto);->Sal (a gosto);->Suco de 1 limão grande.

Modo de preparo:

Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho no azeite. Frite o frango até dourar, escalde com o caldo de galinha, aos poucos, para a carne cozinhar lentamente. Adicione as folhas de louro e as de orégano. Acrescente o tomate pelado e refogue bem. Acerte o sal. Acrescente a pimenta-do-reino. Deixe cozinhar bem até a carne soltar do osso, mas sem desmanchar.

À parte, as folhas de ora-pro-nóbis já descansaram cerca de 1 hora em água com suco de limão (serve para tirar um pouco da baba da planta). Após escorrer a água e secar bem as folhas, adicione-as ao refogado de frango submergindo-as, levemente, no caldo fervente, sem mexer. Deixe descansar por 15 minutos.

Sirva com arroz branco e angu de fubá de moinho d’água.

Conheça o Curso a Distância CPT Cozinha Brasileira em Livro+DVD e Online.

Confira os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Cozinha Profissional.

Fonte: eujacomi.com.br (com adaptações).

Andréa Oliveira 09-07-2018 Indústria Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.