Governo brasileiro incentiva a produção artesanal de biocombustíveis

Pinhão-manso se destaca na produção de biocombustíveis pela quantidade de óleo em suas sementes

Cultivo de Pinhão-Manso para Produção de Biodiesel

A substituição de combustíveis de origem fóssil pelos provenientes de fontes renováveis, que possam ser produzidos de acordo com as necessidades, está na pauta da maioria dos países. Entre os combustíveis alternativos de grande importância está o biodiesel, que é obtido da reação química de qualquer tipo de óleo ou gordura com o álcool, para ser utilizado em motores do ciclo diesel.

O uso do petróleo como base da matriz energética mundial torna-se um problema, pois esse está concentrado em poucas e conturbadas regiões do planeta, tendendo ao esgotamento nas próximas décadas. Além disso, há o grande problema da emissão de gases poluentes, como compostos aromáticos, óxidos de carbono, de nitrogênio e enxofre, que provocam o aquecimento global.

No início deste século, o governo lançou o programa brasileiro de biocombustíveis, para viabilizar a utilização do biodiesel. Esse programa tem como metas reduzir a emissão de poluentes, gerar emprego e renda, promover a inclusão social de pequenos produtores, diminuir a dependência de importação de petróleo e gerar divisas pela exportação do biodiesel excedente.

O pinhão manso se destaca dentre as várias espécies a serem usadas para a produção do biodiesel por causa do alto teor de óleo em suas sementes. Trata-se de uma planta rústica, que se adapta a várias condições de clima e solo, podendo ser cultivada em todas as regiões brasileiras, sendo bastante resistente à seca, pragas e doenças. Também tem a vantagem de ser uma planta perene, que produz por mais de 40 anos, dessa forma, não precisa ser plantada todo ano.

O pinhão manso é conhecido e cultivado no continente americano desde a época anterior ao descobrimento das Américas. Espalhou-se pelo mundo e é encontrado em todas as regiões tropicais, temperadas e, em menor escala, nas frias. É conhecido também por pinhão-branco, purga de porco, pinhão de Paraguai, dentre outros nomes.

O curso Cultivo de Pinhão-Manso para a Produção de Biodiesel, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta diversas informações para que você possa produzir combustível de fonte renovável, através do óleo da semente da planta. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Nagashi Tominaga, especialista no cultivo de pinhão-manso, e dos engenheiros agrônomos Jorge Kakida e Eduardo Kenji Yasuda.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

http://www.youtube.com/watch?v=Izxj7nDNxiw

Administrador 13-07-2011 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.