Biodigestores são utilizados por suinocultores

Produtores podem utilizar biodigestores na reciclagem de dejetos suínos

Os biodigestores produzem o biogás, utilizando uma câmara hermeticamente fechada na qual a matéria orgânica é diluída em água para sofrer um processo de fermentação anaeróbico (que exclui a presença do oxigênio). Como resultado da fermentação, obtém-se um efluente líquido que é utilizado como fertilizante (o biofertilizante) e o gás metano.

Jorge de Lucas Júnior, professor do curso Construção e Operação de Biodigestores, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que o biogás produzido poderá ser utilizado em diversos equipamentos, como os de queima direta (acionamento de motores, fogões, aquecedores para animais e outros equipamentos utilizados para acionar geradores de energia elétrica). Já o biofertilizante poderá ser utilizado na agricultura para a adubação das culturas, uma vez que apresenta uma considerável redução da carga orgânica poluente e dos organismos transmissores de doenças existentes nos dejetos.

Construídos com tijolos ou argamassa armada, os biodigestores possuem inúmeras vantagens ambientais e econômicas. O tratamento dos dejetos é seguro e seu produto pode ser utilizado para a iluminação e o aquecimento. Portanto, além de não contribuir com a contaminação do meio ambiente, o produtor também reduzirá os custos com a energia utilizada no processo de produção e com a compra de fertilizantes.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Para obter mais informações sobre o tema acesse: http://industriarural.com.br/agroindustria/suinocultura-sustentavel-producao/

Virginia 05-12-2011 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.