Verdades, mitos e curiosidades sobre o café

Verdades, mitos e curiosidades sobre o café: mais de 70% dos consumidores de café acreditam em seus benefícios, mas alguns mitos ainda pairam sobre a bebida.

Mais de 70% dos consumidores de café acreditam em seus benefícios, mas alguns mitos ainda pairam sobre a bebida

Verdades, mitos e curiosidades sobre o café

Os primeiros grãos de café foram cultivados no Iêmen, em 575, onde eram consumidos crus. Somente no ano 100 que a bebida foi descoberta, consumida como infusão para fins terapêuticos. Entretanto, a bebida café, como a conhecemos atualmente, só foi registrada em 1480. Em 1495, foi inaugurada a primeira cafeteria, chamada Kiva Han, na cidade de Constantinopla. No Brasil, o primeiro estado a cultivar o café foi o Pará em 1727. Em 1860, nosso país tornou-se o maior exportador de café do mundo, com mais de 26 milhões de sacas colhidas.

Até hoje o Brasil está entre os maiores produtores mundiais de café, junto ao Vietnam, à Colômbia e ao México. Mas outros países vêm ganhando destaque, como Havaí, Costa Rica, Guatemala, Jamaica, Etiópia, Quênia, Iêmen e Indonésia.

Além disso, os brasileiros são um dos maiores consumidores mundiais da bebida. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o café está presente em quase 100% dos lares do país. E mais de 70% dos consumidores acreditam em seus benefícios. Entretanto, alguns mitos ainda pairam sobre a bebida.

Mas o que é de fato mito ou verdade?

Não devemos tomar café porque vicia

MITO. Especialistas mapearam o cérebro de alguns voluntários e não encontraram nenhum indício relacionado ao circuito de dependência do cérebro em relação à bebida.

Crianças, grávidas e idosos não podem consumir café

MITO. Não há mal algum, quando a bebida é consumida por crianças, grávidas e idosos, de forma moderada, sem exageros. Isso vale para outras bebidas com cafeína, como chá-mate e chocolate.

A bebida promove bom humor e dá energia ao organismo

VERDADE. O café contém cafeína, que auxilia no equilíbrio entre o estado de relaxamento e excitação. Além disso, ele promove o bom humor, dá energia ao organismo e melhora o estado de alerta do indivíduo.

O café previne algumas doenças cardíacas, Alzheimer e Parkinson

VERDADE. O consumo moderado de café previne algumas doenças cardíacas, além de doenças como Mal de Parkinson e Alzheimer. Entretanto, o melhor é consultar um especialista para maiores informações em relação ao fator genético dessas doenças.

A cafeína contida no café alivia dores de cabeça

VERDADE. A cafeína contida no café alivia dores de cabeça, pois essa substância é vasoconstrictora. Por isso, muitos medicamentos contra enxaqueca e cefaleia contêm cafeína em sua formulação.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Globo Rural.

Andréa Oliveira 05-10-2015 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.