Tipos de brotos comestíveis - benefícios para a saúde

Tipos de brotos comestíveis - benefícios para a saúde. Quando consumidos regularmente, eles promovem o bom funcionamento intestinal e auxiliam no emagrecimento.

Os brotos comestíveis são sinônimo de uma alimentação equilibrada e leve, com inúmeros benefícios para a saúde

Tipos de brotos comestíveis - benefícios para a saúde

tipos de brotos comestíveis, que promovem inúmeros benefícios para a saúde humana.  Eles devem ser consumidos in natura, tanto em saladas como em sanduíches. Sinônimo de uma alimentação equilibrada e leve, os brotos são ricos em Fósforo, Cálcio, Magnésio e Zinco. Quando consumidos regularmente, eles promovem o bom funcionamento intestinal e auxiliam no emagrecimento. Além disso, desintoxicam o organismo, ajudam na cicatrização e possuem ação antioxidante (combate os radicais livres).

Em geral, os brotos comestíveis são comercializados em feiras livres e quitandas. Os mais comuns são: broto de alfafa, broto de feijão, broto de girassol, broto de bambu e broto de quinoa. Eles devem estar frescos no ato da compra, pois possuem pouca durabilidade. Na geladeira, duram cerca de 7 dias.

Segundo os professores Rogério Faria Vieira e Ademir Maçanori Honda, do Curso CPT Produção de Brotos Comestíveis, os brotos são alimentos naturais e altamente nutritivos. A sua produção exige tecnologia simples, pequeno espaço e baixo investimento. Inclusive eles podem ser feitos em casa pela facilidade de cultivo e rapidez de germinação.

Como fazer brotos comestíveis em casa?

Coloque água mineral em um vidro esterilizado. Adicione 3 colheres (sopa) das sementes que preferir: girassol, quinoa, alfafa. Vede o vidro com filó e elástico para não entrar ar. Deixe de molho na água, por 12 horas, da noite para o dia.

Pela manhã, escorra a água pelo filó e lave as sementes com água filtrada. Lave-as mais duas vezes durante o dia. Deixe o vidro inclinado, mas com a boca para baixo (local arejado e ao abrigo da luz). Em torno de 48 horas, as sementes germinarão, dando início aos brotos.

Principais nutrientes e princípios ativos conforme o tipo de broto comestível:

->Broto de girassol: contém agentes antioxidantes e anti-inflamatórios. Retarda o envelhecimento (antioxidantes) e auxilia no fortalecimento do organismo;

->Broto de alfafa: contém fibras, que promovem o bom funcionamento do intestino e auxiliam no emagrecimento;

->Broto de bambu: contém fibras, proteína vegetal, aminoácidos, Cálcio, Fósforo e vitaminas B1, B2 e C. Fortalece o sistema imunológico (vitamina C), regula o intestino (fibras) e protege os ossos (Cálcio), além de outros efeitos benéficos ao corpo humano;

->Broto de feijão: contém proteínas, vitamina C, Ferro e Cálcio. Fortalece o sistema imunológico (contra gripes e resfriados - graças à vitamina C), protege os ossos e evita a anemia;

->Broto de quinoa: contém ácido fólico, Ferro, Cobre, Magnésio, Manganês, Fósforo, Potássio e Zinco. Garante saúde e longevidade para o indivíduo, fortalece o coração e os músculos, dentre inúmeros benefícios.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Estilo Vegan e Sua Dieta.

Andréa Oliveira 10-12-2015 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.