Sementes de soja livres de transgênicos recebem certificação

Serão verificados os processos de produção e beneficamento

A soja é o principal produto do agronegócio brasileiro. O Brasil é o segundo maior exportador e produtor do grão no mundo, registrando uma produtividade recorde na última safra, superior a 3.100 kg por hectare, de acordo com dados fornecidos pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

A área de plantio de soja convencional tem reduzido devido à dificuldade de segregação na cadeia logística, o que acentua a necessidade de certificação de toda a cadeia, a partir das sementes. A Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange) divulgou uma estimativa de que apenas 28% dos cultivos de soja no Brasil deverão ser de soja convencional na próxima safra. Segundo a Abrange, os produtores enfrentam a dificuldade de encontrar sementes confiáveis, o que restringe a expansão das áreas cultivadas.

A Nidera, produtora holandesa de sementes, como forma de garantir a confiabilidade das sementes, buscou a certificação de seu sistema de rastreabilidade, produção e beneficiamento. O sistema foi verificado pelo ICCERT Certificadora. Os lotes passarão a ser comercializados com um selo de não transgênico e a garantia de que têm a Identidade Preservada.

Ivan Pagui, diretor técnico da Abrange, afirma que a iniciativa "irá criar um novo referencial na produção de sementes de soja livres de transgênicos. Mercados como a União Europeia e a Ásia se mantêm firmes na demanda por produtos GMO Free certificados, principalmente a lecitina e os farelos com alto teor de proteína, e chegam a pagar bônus de até R$ 5,00 acima do preço de mercado para o produtor. Infelizmente, muitos sementeiros estão desistindo da atividade. Quem ficar nesse nicho deverá ser um especialista. E a produção de soja livre de transgênicos acabará sendo também um mercado para agricultores especialistas".

Por: Virgínia Maria de Araújo

Saiba mais sobre o tema em:

http://industriarural.com.br/agroindustria/plantio-cruzado-soja-garantir-producao/

Virginia 13-12-2011 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.