Saiba o ponto para colher açaí e como extrair sua polpa

Saiba o ponto para colher açaí e como extrair sua polpa, para que o fruto atinja ´máximo sabor e o melhor aroma.

Para que o açaí torne-se uma delícia amazônica, o ponto de colheita e a extração da polpa são de suma importância

Saiba o ponto para colher açaí e como extrair sua polpa

O nome açaí vem do tupi guarani (yasa’i) e significa fruto que chora (sumo escorre da fruta). O açaizeiro é típico da região amazônica, encontrado no Brasil, na Venezuela, na Colômbia e no Equador. Pará e Amazonas são os maiores produtores mundiais de açaí, considerado uma iguaria exótica, de sabor e aroma indescritíveis.

No Brasil, o açaí na tigela (preparado com polpa do fruto congelada, mais xarope de guaraná) é apreciado por atletas, pois é um alimento bastante energético. Além disso, as propriedades benéficas existentes no fruto eliminam as toxinas do organismo.

Mas para que o açaí torne-se essa saudável delícia amazônica, o ponto de colheita e a extração da polpa do açaí são de suma importância.

Pontos de colheita:

O açaí expressa o seu máximo sabor e o seu melhor aroma quando o fruto está totalmente preto, com a camada superficial esbranquiçada (açaí Tuíra). No Pará, o fruto atinge esse ponto ideal de colheita de agosto a novembro. O segundo ponto de colheita do açaí, que rende uma boa bebida, ocorre quando o fruto está preto sem apresentar a cobertura branca.

Já no primeiro semestre no Pará, quando o período está chuvoso, acontece o terceiro ponto de colheita (açaí Paró/Parau). Devido à época, o açaí não amadurece por completo. Alguns ainda ficam esverdeados, mas mesmo assim são aceitos no mercado local.

Extração da polpa:

Após a colheita, os frutos são levados à fábrica, onde são lançados em uma grade de metal, para a retirada de terra e demais sujidades. Depois, eles são lavados com água limpa para eliminar resquícios de sujeira (as sujidades que boiam na água são retiradas com uma peneira).

Em seguida, os açaís já limpos são acondicionados em caixas de plástico resistentes ao calor e mergulhados em água quente a 80°C (por 10 segundos). Para o choque térmico, em seguida, eles são mergulhados em um tanque com água em temperatura ambiente.

Essa etapa é primordial para a eliminação de microrganismos nocivos ao homem. Principalmente, para eliminar um protozoário transmitido pelo barbeiro, que se alimenta dos frutos e causa o Mal de Chagas.

Após esse processo, os frutos são submersos em solução com hipoclorito de Sódio (por 20 minutos) para desinfecção. Ao final, os frutos são lavados em água limpa e seguem para a despolpadeira.

Para que a polpa de açaí não perca os altos padrões de aroma e sabor, ela deve ser batida por cerca de um dia.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Globo Rural e Wikipédia.

Andréa Oliveira 05-11-2015 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.