Centro de Produções Técnicas


Novo regulamento técnico para as variedades de milho brasileiras

O objetivo das regras é definir um padrão oficial para a classificação do milho

fontes renovaveis 250x187 Novo regulamento técnico para as variedades de milho brasileiras

No Brasil, as médias de produção de milho são de 10.000 kg/ha até 12.000 kg/ha, mas alguns produtores chegam a 15.000 kg/ha

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estabeleceu novos regulamentos técnicos para as variedades de milho e pipoca. Publicadas no Diário Oficial da União (DOU), os padrões estão descritos nas Instruções Normativas nº 60 e 61.

O objetivo das regras é definir um padrão oficial para a classificação do milho. Nos aspectos referentes à identificação do produto, serão considerados os requisitos de identidade e qualidade, amostragem, modo de apresentação e rotulagem.

O milho de pipoca, por possuir características diferentes de outros cereais, necessitou de critérios e instrumentos de avaliação também diferenciados. Por isso, o Mapa criou uma norma exclusiva para o milho de pipoca. O principal requisito é a capacidade de expandir seu volume ao se transformar em pipoca, ou seja, a relação entre o volume de pipoca estourada e o peso dos grãos utilizados (expresso em ml/g).

Por: Virgínia Maria de Araújo


Deixe Um Comentário