Como tornar a plantação de milho produtiva

Como tornar a plantação de milho produtiva

Para que o agricultor torne sua plantação de milho produtiva, é fundamental seguir alguns cuidados no plantio, na adubação e na irrigação

Como tornar a plantação de milho produtiva

O Brasil está entre os maiores produtores mundiais de milho - terceiro lugar. No ranking dos maiores exportadores do grão, o país alcançou a posição de segundo lugar. Como podemos notar, nossos produtores estão a pleno vapor, o que pode nos colocar em primeiro lugar em nível mundial. E esta conquista está bem próxima de ser alcançada, muito mais do que possamos imaginar. Mas para que o agricultor torne sua plantação de milho ainda mais produtiva, é fundamental seguir alguns cuidados no plantio, na adubação e na irrigação.

A cadeia produtiva do milho apresenta alto potencial de crescimento

Dados da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, registraram 83,3 milhões de toneladas de milho na safra 2015/16 - um resultado surpreendente tendo em vista que o país está em crise. Ainda assim, toda a cadeia produtiva de milho apresenta alto potencial de crescimento e, com a ajuda da tecnologia e novas técnicas de cultivo, os produtores poderão produzir mais e com qualidade.

O milho é um dos produtos de mais ampla distribuição mundial

De acordo com João Carlos Cardoso Galvão e Glauco Vieira Miranda, professores especialistas do Curso CPT Produção de Milho em Pequenas Propriedades, o milho é uma cultura de grande e diversificada utilização na sociedade moderna, além de ser um dos produtos agrícolas de mais ampla distribuição mundial, tanto na produção, quanto no consumo em todo o mundo.

Os fatores ambientais são decisivos para a escolha da época de plantio

Os fatores ambientais são decisivos para que o agricultor escolha a melhor época para o plantio do milho - em especial nas regiões de altitude e latitude elevadas. Portanto, o ideal é consultar um engenheiro agrônomo de confiança para ajudá-lo nessa etapa.

Mas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, o período para o plantio de milho ocorre entre os meses de setembro e novembro. Já nas regiões Norte e Nordeste, os meses mais propícios são março e abril. Salvo se os aspectos climáticos não se tornarem um agravante para a cultura.

Antes da adubação, a análise química do solo é imprescindível para o sucesso do cultivo

É de suma importância que o agricultor faça a adubação equilibrada do milharal. Caso contrário, o excesso ou a carência de nutrientes - N (nitrogênio) e K (potássio), resultarão em sérias perdas na colheita, assim como proporcionarão problemas na região onde o cultivo foi implantado. Daí a necessidade de se fazer uma boa análise química do solo, para averiguar suas reais condições antes receber as sementes.

A irrigação deve ser contínua e planejada para que o milharal alcance alta produtividade

O estresse hídrico do milharal é um dos principais fatores para a redução drástica da produção. De acordo com especialistas da Embrapa, a cultura do milho requer grande quantidade de água. Portanto, a irrigação deve ser contínua e planejada para que a plantação de milho se desenvolva plenamente e alcance alta produtividade. Com os avanços tecnológicos, hoje é possível direcionar água com os insumos necessários até a raiz da planta, o que garante o máximo aproveitamento da água, sem desperdícios.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Canal Rural.

Andréa Oliveira 06-05-2016 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.