Como produzir açúcar mascavo

O açúcar mascavo é uma excelente fonte de cálcio, magnésio, fósforo e potássio

Uma fábrica de açúcar mascavo é uma ótima opção para produtores rurais. A elaboração desse produto é uma forma lucrativa de beneficiamento da cana, pois o processo envolve equipamentos simples e em pequeno número, e há, ainda, a possibilidade de utilizar apenas a mão-de-obra familiar.

O açúcar mascavo deve conter o mínimo de 90% de sacarose, sendo produzido a partir de caldo de cana livre de fermentação, isento de matéria terrosa, parasitas e detritos de animais ou vegetais.

Açúcar Mascavo

Para a remoção de eventuais impurezas, o caldo da cana deve ser decantado e coado. Em seguida, ele deve ser colocado em um tacho aquecido com fogo direto a vapor. O caldo aquecido começará a evaporar e a formar espumas. A espuma deverá ser retirada com o auxílio de uma espumadeira, assim que o caldo estiver bem limpo, ou seja, sem espumar, deve ser transferido para outro tacho.

Com o caldo já grosso, é verificado o ponto. Para identificar o ponto do açúcar mascavo, coloca-se o melado dentro de um recipiente aberto, contendo água fria, formando fios. Se estes fios se tornarem quebradiços como vidro, significa que o ponto da massa para o açúcar mascavo foi atingido.

Após a identificação do ponto, a massa deverá ser transferida imediatamente para um gamelão (uma forma de madeira), que deve estar untada com bicarbonato de sódio. Para cada 10kg de massa colocada, deve-se utilizar 25g de bicarbonato de sódio. A massa deve permanecer no gamelão até esfriar e cristalizar.

Assim que a massa estiver fria, ela deve ser esfarinhada com um equipamento exclusivo para esta finalidade, como uma pá, um rodo metálico ou de madeira. No esfarelamento é inevitável a existência de pedaços maiores de açúcar (pedras), que devem ser separados e passados em um processador, triturador ou batedeira mecânica de açúcar. Após o processo de trituração, o produto estará pronto para ser ensacado.

José Benício Paes Chaves, professor do curso Como Produzir Rapadura, Melado e Açúcar Mascavo, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que no momento da transferência da massa do tacho para o gamelão, deve-se colocar uma peneira (para areia fina de malha fina) pela qual a massa deverá passar antes de chegar no gamelão, pois a peneira reterá eventuais pelotinhas e outras impurezas, permitindo a obtenção de um produto de qualidade.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Virginia 09-01-2012 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.