Brasil - maior exportador mundial de suco de laranja

Brasil - maior exportador mundial de suco de laranja.

No período entre janeiro e maio de 2016, o suco de laranja bateu o recorde em exportação e alcançou a casa dos US$ 860 milhões em faturamento

Brasil - maior exportador mundial de suco de laranja

A laranja (Citrus sinensis L. Osbek) é um dos produtos mais cultivados no mundo. O Brasil é um dos maiores produtores da fruta - além do maior exportador mundial de suco de laranja. Concentrada em São Paulo e no Triângulo Mineiro - no cinturão citrícola, a produção de citros, mais especificamente laranja, é a base da economia do país, que colabora com a renda mensal de inúmeras famílias rurais.

São Paulo é o principal produtor de laranja

A região de São Paulo é responsável por quase 30% do total de laranjas produzidas mundialmente. Em seguida, estão os EUA (cerca de 15%), a China (cerca de 12%), o México (cerca de 6%) e a Espanha (cerca de 4%) - total de produção em âmbito global. Segundo dados do IBGE, já em 2012, o Brasil possuía capacidade produtiva de aproximadamente 18 milhões de toneladas de laranja por ano - no qual São Paulo tinha uma fatia de 74% do total produzido no país.

Brasil é o maior exportador mundial de suco de laranja

A alta capacidade de produção de laranja nos últimos anos, vem acompanhada pelo alto potencial de exportação do suco de laranja (faturou US$ 1,8 bilhão em 2015). No mercado mundial, de cada dez copos de suco de laranja consumidos, seis vêm do Brasil. No mercado nacional, a produção de laranja aquece os setores industrial e rural, além de gerar emprego - mais de 200 mil vagas já foram abertas e várias famílias favorecidas.

Brasil faturou US$ 860 milhões na exportação do suco de laranja

No período entre janeiro e maio de 2016, o suco de laranja bateu o recorde em exportação e alcançou a casa dos US$ 860 milhões em faturamento. E as estimativas são para um índice ainda maior nos próximos anos! Mesmo com a leve queda no consumo do suco de laranja no mercado externo - por ser considerado calórico, os resultados obtidos pelo Brasil foram surpreendentes. Isso porque os produtores de laranja investiram em campanhas para a valorização do produto nos países europeus.

Campanhas foram feitas para provar aos europeus os principais benefícios do suco de laranja

Para a divulgação, foram investidos cerca de 7 milhões de dólares. O principal objetivo foi apresentar aos europeus as inúmeras vantagens de se consumir suco de laranja.  Embora calórico, o produto é saudável, rico em sais minerais e vitaminas essenciais à saúde humana. Com base nisso, novas possibilidades estão sendo abertas para comercialização de mix de frutas com laranja, néctar de laranja e bebidas funcionais elaboradas com suco de laranja.

Fontes: G1 e Revista Globo Rural.

Conheça o Curso a Distância CPT Produção de Mudas Frutíferas, disponível , elaborado pelo professor Dalmo Lopes de Siqueira.

Andréa Oliveira 06-09-2016 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.