Aprenda a cultivar brotos em casa

Aprenda a cultivar brotos em casa. Basta seguir algumas dicas e, quando menos esperar, seus brotos estarão tenros e viçosos, prontos para serem saboreados.

Para a correta semeadura, deve-se hidratar as sementes dos brotos com água mineral ou filtrada em abundância

Aprenda a cultivar brotos em casa

Os brotos comestíveis são vegetais que não requerem muitos cuidados no cultivo. Por isso, podem ser cultivados em casa sem maiores problemas. Basta seguir algumas dicas e, quando menos esperar, seus brotos estarão tenros e viçosos, prontos para serem saboreados. Afinal, eles são alimentos de alto valor nutricional, ricos em fibras, minerais e vitaminas. Portanto, vale a pena cultivá-los.

Escolha das sementes

Há muitas opções de sementes de broto no mercado, como as de alfafa e abóbora (cultivadas na terra - brotos colhidos após 7 dias); as de ervilha, feijão azuki e feijão de corda (brotos colhidos após dez dias); as de gergelim (cultivada sem casca - brotos colhidos após dois dias); as de trigo (brotos colhidos até 36 horas de germinação). Há também as sementes de feno grego, as de girassol, as de lentilha e as de rabanete, todas produzem brotos deliciosos.

Preparo das sementes

Para a correta semeadura, deve-se hidratar as sementes dos brotos com água mineral ou filtrada em abundância. A hidratação deve ser feita em um recipiente, que possa simular o ambiente da estufa. As sementes devem permanecer nesse ambiente fechado - com filme plástico furado (para respirarem), por 24 horas. Após esse tempo, elas devem ser transferidas para a peneira.

Germinação das sementes

A peneira deve apresentar diâmetro que possibilite o encaixe na borda superior do recipiente com tampa. É importante que a peneira retenha os brotos para que eles não fiquem encharcados - por isso, a peneira deve ficar elevada - garante o processo respiratório do vegetal. Mas para germinarem, as sementes devem receber um pouco de luz solar - quanto mais luz, maior a síntese de clorofila - e mais verdes os brotos ficarão (também mais picantes).

Regas dos brotos

Na verdade, deve-se borrifar os brotos - somente para umedecê-los. O processo deve ser feito duas vezes por dia. Após as regas, deve-se bater a peneira, em uma bancada, com suavidade - para eliminar a água em excesso. Os brotos são muito sensíveis, portanto deve-se ter bastante cuidado nesse processo.

Colheita dos brotos

Quando alcançarem 0,5 cm, os brotos estão prontos para serem colhidos. Basta retirá-los da peneira e transferi-los para uma vasilha com água.  Para a limpeza, misture com os dedos até que as cascas e demais impurezas desprendam dos brotos. Por fim, seque-os com papel-toalha e guarde-os em um saco plástico na geladeira.

Andréa Oliveira.

Fonte: Cantinho Vegetariano.

Andréa Oliveira 28-04-2016 Agroindústrias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.