Centro de Produções Técnicas


Revestimento biodegradável aumenta vida útil das frutas

A película biodegradável comestível aumenta a durabilidade e o valor comercial da fruta no mercado

Revestimento biodegradável aumenta vida útil das frutas

Segundo Josane Resende, professora da UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o revestimento biodegradável comestível funciona como barreira física, que impede a ação de microrganismos. A película diminui o metabolismo do fruto, pois reduz a atividade enzimática, bem como a degradação de açúcares, minerais e vitaminas. Dessa forma, é possível garantir a qualidade microbiológica e as características do fruto.

Mais uma vez, os pesquisadores da Embrapa mostraram que são pioneiros em tecnologia direcionada à agricultura. Uma das principais vantagens da película biodegradável é o seu baixo custo e a pequena mão de obra. O processo envolve três passos simples: higienização do fruto, imersão em solução filmogênica e secagem. E os resultados são surpreendentes! A vida útil do coco verde, por exemplo, aumenta mais de 40 dias.

Entretanto, segundo a Embrapa Agroindústria de Alimentos, o revestimento biodegradável não gera resultados tão bons se não forem tomados alguns cuidados adicionais no armazenamento dos frutos, assim como no controle de temperatura, umidade e ventilação ambiente. Quando todos os procedimentos são seguidos criteriosamente, a vida útil dos frutos aumenta de forma impressionante. Por tais motivos, os frutos com a película especial ganham alto valor agregado.

Assim que o revestimento biodegradável seca, a fruta já pode ser embalada e armazenada para comercialização no mercado interno e externo. A solução filmogênica varia de uma fruta para outra, conforme suas características fisiológicas, sem alterar cor nem sabor. Além do coco verde, outras frutas podem receber a película biodegradável comestível, como melancia, melão, goiaba, manga e mamão.

De acordo com Antônio Gomes, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos, a tecnologia é simples e requer baixo investimento. O próprio agricultor pode aplicar o revestimento biodegradável na fruta com facilidade. De fato, muitos serão beneficiados com esse inovador avanço tecnológico. Além de aumentar o valor comercial do fruto, será possível ampliar o mercado da fruticultura em nível mundial.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Fruticultura.

Fonte: canalrural.com.br

Deixe Um Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário