Produção de tomate - murcha, mancha e talo seco

Produção de tomate - murcha, mancha e talo seco. A produção de tomate requer alguns cuidados essenciais para evitar o surgimento de alguns problemas na cultura.

A produção de tomate requer alguns cuidados essenciais para evitar o surgimento de alguns problemas na cultura

Produção de tomate - murcha, mancha e talo seco

Segundo Marcos Tadeu de Moraes Sala Sansão, professor do Curso a Distância CPT Produção de Tomate para Indústria, disponível , tanto in natura como processado, o tomate tem excelente aceitação no mercado consumidor, sendo considerado a hortaliça mais universal dentre todas as outras. Além disso, o tomate oferece inúmeras opções de processamento - o que possibilita a comercialização de diversos derivados. Por tais motivos, a produção de tomate possui grande importância econômica. Mas o cultivo requer alguns cuidados essenciais para evitar o surgimento de alguns problemas no tomateiro, como murcha, mancha e talo seco.

Murcha do tomateiro

A murcha do tomateiro pode ser causada por um fungo presente no solo - o Verticillium spp.. Ele causa uma doença chamada murcha-de-verticílio, que não responde bem a fungicidas. Por isso, o controle é preferencialmente realizado em área não infestada, por meio da rotação de culturas e por manejo de irrigação. O procedimento para combater o fungo deve feito o quanto antes, pois ele pode dizimar tomateiros de vários cultivares.

Como o fungo possui duas raças fisiológicas - 1 e 2, a resistência ao fungo é pouca ou quase nula (poucas cultivares comerciais são resistentes à raça 1 e nenhuma é resistente a raça 2). Atualmente, alguns experimentos têm sido desenvolvidos com cepas do fungo Trichoderma para o controle do fungo Verticillium.

Manchas no fruto do tomateiro

As manchas escuras no fruto do tomateiro apresentam várias causas - como falta de nutrientes na planta, ataque de fungos e bactérias, entre outros. Quando a mancha aparece na ponta do tomate, a provável causa pode estar relacionada à deficiência de cálcio, por ausência ou redução de água no solo.

É importante ressaltar que a absorção dos nutrientes pelo tomateiro é facilitada pela água (veículo para os nutrientes). Entretanto, para ter certeza de que é deficiência de cálcio, e não fungos ou bactérias, o ideal é consultar um engenheiro agrônomo de confiança.

Talos secos no tomateiro

Quando os tomateiros apresentam talos secos - em especial o caule das mudas, provavelmente a planta está sob o ataque do fungo Alternaria. Mas como já dissemos, muitos podem ser os males que provocam os mesmos sintomas na planta. Por isso, é preciso avaliar todas as possibilidades, por meio da análise de amostras em laboratório, ou pela consulta de um engenheiro agrônomo.

Fonte: Revista Globo Rural.

Andréa Oliveira 31-10-2016 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.