Passo a passo para fazer composto orgânico em casa

Passo a passo para fazer composto orgânico em casa. Além de frutas e legumes estragados, a compostagem pode ser feita com restos vegetais de colheitas, grama cortada e esterco de animais criados no sistema orgânico de produção.

A agricultura natural usa adubos orgânicos, que repõem no solo os nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento das plantas

Passo a passo para fazer composto orgânico em casa

Ao contrário do uso de adubos químicos, a agricultura natural usa adubos orgânicos, que repõem no solo os nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. Se você é adepto desse tipo benéfico e sustentável de cultivo, veja o passo a passo para fazer composto orgânico em casa, com facilidade e economia. Frutas e legumes deteriorados podem ser utilizados na compostagem.

Além de frutas e legumes estragados, a compostagem pode ser feita com restos vegetais de colheitas, grama cortada e esterco de animais - criados no sistema orgânico de produção. Todos obtêm um composto orgânico de excelente qualidade.

Passo 1: Escolha da composteira

Para fazer compostagem no quintal de casa, compre ou aproveite uma caixa - sua proporção pode ser: 1,0 x 1,0 x 1,0 metros (o ideal é que não tenha fundo). O composto orgânico deve ter contato direto com o solo.

Passo 2: Escolha dos resíduos vegetais e animais

Encontre um local definitivo para colocar a caixa (composteira). Dentro dela, alterne os resíduos - um pouco de restos vegetais, outro de restos de animais, e assim sucessivamente. Você pode aproveitar casca de frutas e legumes, grama cortada, pó de café, folhas de chá, cascas de ovos, além de esterco de galinha, boi, cabra, entre outros.

Embora tenham decomposição lenta, você também pode usar restos de guardanapo, de filtro de coador de café (papel), pedaços de papelão (embalagem de ovos), contanto que sejam bem picados. Eles contêm muito carbono - o que é excelente para o processo de compostagem.

O ideal na compostagem é utilizar 75% de restos vegetais e 25% de esterco animal.

Importante!

Não use restos de vegetais cozidos com sal, nem restos de carne de animais (crus ou cozidos). O mesmo vale para papel toalha utilizado para absorver gordura, sebo, sementes de abóbora e tomate (ou similares), cascas de batata, revistas, folders coloridos, areia para gato usada, fezes de cão e gato.

Passo 3: Umedecimento da pilha

A umidade da compostagem deve permanecer entre 40 e 50% para que os microrganismos comecem a agir e formar o composto orgânico.

Passo 4: Cobertura do material

Após umedecer a pilha, cubra-a com um pedaço de lona para que o ambiente permaneça úmido e a temperatura aumente conforme a matéria orgânica vai se decompondo. Se a compostagem esfarelar na mão, adicione mais um pouco de água - mas sem encharcar.

Passo 5: Revolvimento do material

Assim que terminar o preparo do composto, este deverá ser revolvido inicialmente durante uma semana e, depois, um dia por semana. O constante revolvimento do material é essencial para obter um bom composto orgânico.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Faz Fácil.

Andréa Oliveira 17-04-2016 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.