Conheça o feijão Azuki - iguaria da culinária oriental

Conheça o feijão Azuki - iguaria da culinária oriental. O feijão Azuki é cultivado preferencialmente na agricultura orgânica, pois alcança boa demanda no mercado de produtos orgânicos e naturais.

O feijão Azuki é cultivado preferencialmente na agricultura orgânica, pois alcança boa demanda no mercado de produtos orgânicos e naturais

Conheça o feijão Azuki - iguaria da culinária oriental

Conhecido popularmente como feijão-arroz, o feijão Azuki é uma leguminosa de origem japonesa. Com nome científico Vigna angularis, esta espécie de feijão não é muito conhecida no Brasil, mas é amplamente consumida no Japão, na China e na Coreia. Os orientais têm o costume de comer o Azuki em sopas, saladas e doces. Altamente nutritivo, esse feijão é cultivado preferencialmente na agricultura orgânica, pois alcança boa demanda no mercado de produtos orgânicos e naturais.

O feijão Azuki se desenvolve bem em clima subtropical com temperaturas que variam entre 15 e 30 °C. Dentre as demais espécies de feijão encontradas no mundo, o Azuki é mais resistente a índices pluviométricos elevados. Quando recebe os cuidados adequados no cultivo, esse feijão alcança boa produtividade e qualidade de grãos. Estes são ricos em nutrientes, como Potássio, Ferro, Fósforo, Cálcio, Zinco, vitaminas do complexo B, além de proteínas e fibras solúveis.

Inúmeros são os benefícios do Azuki para o organismo humano. Ele possui ação diurética - elimina as impurezas dos rins, assim como os cálculos renais e na vesícula. Além disso, ele fortalece a estrutura óssea, melhora o sistema digestivo, auxilia na eliminação de gorduras (perda de peso), reduz a pressão arterial, previne o diabetes, desintoxica o organismo, minimiza problemas congênitos em recém-nascidos, equilibra os níveis de colesterol e previne a aterosclerose.

Para preservar suas características nutritivas, o feijão azuki deve ser submerso em água antes do cozimento. O ideal é deixá-lo de molho, por até 12 horas, antes de cozinhá-lo na panela de pressão. Em geral, o processo de cocção dura cerca de 30min até que a água evapore e o feijão esteja macio.

Tônico para os rins:

->1 xícara (chá) de feijão azuki;->4 xícaras (chá) de água;->1 tirinha de alga Kombu.

Cozinhe o feijão por meia hora na panela de pressão. Com o feijão ainda quente, adicione a tirinha de alga e tampe a panela. Deixe descansar por 10 minutos e sirva quente.

Para eliminar cálculos renais:

Após o cozimento do feijão azuki, adicione ½ xícara (chá) de rabanete ralado. Escorra o caldo e misture o rabanete. Sirva como salada.

Fontes: Terrinha Boa, Dicas de Saúde e Globo Rural.

Conheça o Curso a Distância CPT Produção de Brotos Comestíveis, disponível , elaborado por Rogério Faria Vieira, Mestre e Doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal) - Universidade Federal de Viçosa (MG).

Andréa Oliveira 09-12-2016 Agricultura Orgânica

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.